Comprar SSD ou HD

0
175

Conheça agora sobre as diferenças entre o HD e o SSD, ambos responsáveis pelo armazenamento de fotos, vídeos, arquivos e programas do computador.

HD

O HD, por ter uma memória não-volátil garante que os dados sejam salvos permanente no computador e não sejam perdidos quando desligamos o computador. Seus dados são gravados em disco magnético e depende do seu braço mecânico para leitura e gravação de dados.

A velocidade que o HD utiliza para leitura é de aproximadamente 450 MB/s e gravação em torno de 350 MB/s. Outro fator muito importante é sua taxa de rotação, os HDs desktop possuem velocidade de até 7.200 RPM e os notebooks com 5.400 RPM.

Por contar com uma tecnologia antiga e a entrada do SSD no mercado brasileiro, foi necessário a redução dos valores para continuar no mercado. Atualmente, o custo para adquirir um HD de 1000GB ou 1TB, pode chegar a custar R$ 200,00.

SSD

O SSD, é a nova evolução de armazenamento do computador, que antes era o HD. Seus dados são alocados e gravados em chips de memória flash. Com a evolução foi possível notar algumas melhorias como: maior velocidade, mais silencioso, esquentam menos e promete uma vida útil muito superior comparado ao seu sucessor. O custo para adquirir um SSD está em torno de R$300,00, com 120GB de armazenamento.

Com o SSD, o sistema operacional fica mais rápido ao iniciar, os aplicativos ficam mais rápido para inicializar e os arquivos são lidos e gravados em velocidades surpreendentes. A capacidade varia entre os modelos de 120GB até 980GB, os modelos mais acessíveis possuem velocidade de leitura e gravação de 500MB/s . Já os modelos mais caros possuem velocidade de leitura de 2700MB/s e gravação de 1600MB/s .

Portanto, não só tem utilidade no aumento do desempenho em computadores novos, mas nos computadores antigos que você já possui. Realize a substituição dos HD convencionais pelos novos SSD e será visível a diferença de velocidade entre os dois.

O SSD e o HD são componentes de armazenamento alternativos, porém seja com relação à preço, ou ao modo como foram fabricados, devemos entender sua estrutura, para saber qual escolher para uso. Além disso, é preciso analisar o uso da solução de armazenamento, pois o SSD contém um custo elevado por GB contido em seu armazenamento. Talvez, suas fotos ou vídeos possam ficar armazenados em um HD convencional e deixar um SSD de 240GB para o sistema operacional e programas utilizados frequentemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Adicione seu comentário
Digite seu nome