Otimize seu tempo com os 4 quadrantes de Stephen Covey

0
49
Businessman sitting look his watch,work at office.

As pessoas estão cada vez mais conectadas por dispositivos eletrônicos, realizando atividades desnecessárias onde consomem muito tempo. Além disso, dizem que não possuem tempo para atividades que julgam importantes ou que geram bem estar e prazer para elas. Com isso, compartilho com vocês os 4 quadrantes de Stephen Covey, que são um modelo composto de quatro seções, onde cada quadrante inclui um conjunto de atividades que devem ser gerenciadas de maneira diferentes conforme abaixo:

Quadrante 1 – Urgente e Importante

Neste nenhuma tarefa pode ser adiada e necessitam ser realizadas imediatamente, contendo pressão e imediatismo. Por exemplo: doença, acidente, crise e atividades que já foram adiadas.

Quadrante 2 – Não Urgente e Importante

Corresponde a atividades de médio e longo prazo, com prazos flexíveis e podem ser adiadas, porém contém grande importância. Neste quadrante contém atividades relacionadas ao seu planejamento, desenvolvimento pessoal ou profissional, estudos e ações que trazem satisfação. Porém, não podem ser esquecidas ou negligenciadas para não virar um Q1, causando pressão e urgência para realização.

Quadrante 3 – Urgente e Não Importante

Aqui está um quadrante que torna suas tarefas ineficazes e tomam muito tempo do dia. Atividades como: verificação de e-mail, reuniões que são desnecessárias, grupos de Whatsapp ou conversas fora do ambiente de trabalho. Quem passa a maioria do seu dia realizando atividades relacionadas, acabam tendo seu dia improdutivo, sem foco e acaba sem tempo para realizar atividades do Q1 e Q2.

Quadrante 4 – Não Urgente e Não Importante

Tudo aquilo que é inútil pertence a este quadrante, sem importância e urgência faz com que perca tempo do seu dia com atividades como: assistir Netflix por horas, verificar e-mails e redes sociais a cada 5 minutos e conversar sobre coisas sem importância alguma.

Por fim, estes quadrantes servem para auxiliar na gestão do tempo e ajudar na elaboração de um cronograma semanal, onde estabelecer suas atividades e identificar a qual quadrante pertence. Após essa atividade, será possível gerar uma métrica de como está a sua semana e a porcentagem do tempo que gasta em relação a cada uma delas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Adicione seu comentário
Digite seu nome