Vale a pena investir em um watercooler

0
107

A maioria das pessoas já estão acostumadas com o tradicional e muito utilizado Cooler. O Cooler é uma união entre a ventoinha e um dissipador de calor. Ao passar dos anos foram surgindo novas tecnologias alternativas para o cooler, uma delas é o Water Cooler, que traz novas derivações e conceitos de ventoinhas e dissipadores. A maioria das maquinas modernas já vem com o Water Cooler.

Por causa dessas novas tecnologias, o tempo de uso do famoso Cooler está acabando, mesmo sendo muito usado até nos dias atuais, a tendência é que com o tempo os computadores vão aderir a novas tecnologias. Os computadores estão exigindo muita potência dos seus componentes, por isso é preciso manter uma boa temperatura e o Water Cooler é a tecnologia mais potente do gênero.

Por causa dessa demanda por uma tecnologia que é capaz de um resfriamento maior e também por questão estética, o Water Cooler foi criado, ele conta com um sistema de resfriamento liquido, uma inovação que aumenta a capacidade de manter o processador em uma boa temperatura.

O sistema do Water Cooler é diferente mais completo do que o cooler normal, ele possui os seguintes componentes:

Water Block

O Water Block é uma peça que geralmente é feita de alumínio e cobre. A função é transmitir o calor que estão nos componentes da máquina. O Water Block fica localizado na parte superior de um processador.

Fluído

Diferente do item citado anteriormente, o Fluido não é uma peça e sim um liquido. Ele tem várias bases, pode ser um fluido Organo ou Glicol. Para essa função podem ser acrescentados alguns aditivos nos radiadores, geralmente são os mesmos utilizados em automóveis.

Radiador

O radiador é a peça que fica responsável por manter o resfriamento do fluido vindo do Water Block. Muitas vezes, esse radiador usado no Water Cooler é semelhante ao dos carros.

Reservatório

O reservatório é a parte onde fica o fluído, que é a parte liquida. Essa parte possui algumas mangueiras, pois é assim que o fluído é distribuído. As mangueiras não ocupam muito espaço e deixa a parte de dentro do computador mais bonita.

Bomba

A bomba é a parte do Water Cooler que fica responsável por fazer a movimentação do liquido pelo computador, fazendo ele sair do reservatório, passar pelo Water Block até chegar no radiador, o ponto final do liquido.

Mais informações sobre o Water Cooler

Se você possuir um cooler e quiser trocar pelo Water, primeiro você precisa verificar se o seu computador vai suportar essa tecnologia e se o gabinete possui o espaço necessário.

Geralmente a bomba de água fica junto com o processador, por isso o case precisa ser maior para conseguir caber o radiador que na maioria das vezes varia de 150 até 280 mm.

Esses modelos não dão a possibilidade de desmonta-los, por isso pode acabar ficando difícil organiza-los junto com os outros componentes.

Mas esse problema já foi resolvido com o surgimento do Water Cooler personalizado. Essa tecnologia permite ao usuário modificar o sistema do jeito que bem entender, isso facilita para pessoas que gostam de personalizações. Outro ponto interessante dessa versão é que ela possibilita a refrigeração tanto da CPU quanto da placa de vídeo.

Portanto, se você é fanático por games ou utiliza todo poder de processamento do seu computador no trabalho, recomendamos a instalação de um Water Cooler. Com isso, aumentará a vida útil dos componentes e dará mais desempenho ao seu computador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Adicione seu comentário
Digite seu nome