Aprenda a montar um cabo de internet

0
66

Quem possui vários computadores em casa ou no escritório, tem a necessidade de conectar os computadores em rede para compartilhar a internet, impressora e outros dispositivos. Para fazer essa conexão uma atitude muito usada é criar cabos de redes para conectar todos esses dispositivos, seja eles direto ou crossover.

Nesse artigo vamos ensinar como criar cada um desses cabos, materiais necessários e ainda vamos explicar um pouco mais sobre o cabo utilizado no processo, confira:
Itens para fazer o cabo:

Para conseguir montar o cabo de rede vai ser preciso conectores do tipo RJ-45, um cabo padrão UTP e um alicate (de preferência um apropriado para fazer crimpagem).

Cabo UTP

Esse cabo é o mais usado para fazer a conexão de computadores em uma única rede com fiação. A empresa responsável por desenvolver essa tecnologia foi a EIA e TIA, ambas empresas americanas. As empresas buscaram uma forma de comunicação eficaz entre as redes por meio do padrão Ethernet UTP CAT 5. 

Montando o cabo direto

Para começar o processo de montagem do cabo de forma direta é retirar a parte que reveste os fios (torno de um centímetro) em suas extremidades, assim deixando eles expostos. Para montar o cabo vai ser necessário um alicate de corte (a maioria dos alicates para crimpagem possui esse recurso, então pode ser usado ele mesmo), mas é muito importante que não corte nenhuma parte do fio.

A ordem certa é verde e branco, verde, laranja e branco, azul, azul e branco, laranja, marrom e branco e marrom. O nome dessa sequência é EIA TIA 568A, ela é muito usada nesse tipo de rede e conexão entre roteadores e computadores.

Depois de realizar esse passo vai ser preciso colocar o conector RJ-45. É importante que cada fio entre no lugar correspondente, na mesma ordem que citamos anteriormente. Pegue o conector e vai inserindo cada cabo por vez, nunca troque um pelo outro. Depois que acabar de plugar todos os fios, repare se algum ficou pelo caminho ou teve diferença no tamanho de um para o outro.

A parte do revestimento também deve estar no conector, pois sem ela fica muito fácil para os fios romperem.

Após isso é só crimpar. Coloque o conector na parte de dentro do alicate e pressione, mas tome cuidado para não danificar o cabo.

Cabo crossover

A porta para um cabo crossover precisa ser do tipo EIA/TIA 568A, por isso aquele procedimento que foi citado no tópico sobre a montagem do cabo direto se aplica em um dos lados do cabo crossover.

Vai ser preciso inserir os fios no conector tipo RJ-45. A ordem vai ser essa: laranja e branco, laranja, verde e branco, azul, azul e branco, verde, marrom e branco e marrom. Essa ordem é chamada de EIA/TIA 568B. Muito utilizado para conexão entre os mesmos dispositivos (roteador-roteador) e computador-computador).

Após apertar o cabo (sem danificar) ele já vai poder ser usado, se tiver der algum problema nesse processo é só inserir os fios no conector novamente.

Por fim, estará apto para montar cabos de internet quando for necessário, sem depender de nenhum técnico. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Adicione seu comentário
Digite seu nome